quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

João 7:6 - Parte I



Olá amados do Senhor! Vim aqui hoje para falar de um versículo que me tocou hoje, e eu li por acaso, e resolvi falar um pouquinho dele aqui.

Disse-lhes, pois, Jesus: Ainda não é chegado o meu tempo, mas o vosso tempo sempre está pronto. João 6:7

Para falar deste versículo, terei que comentar a respeito do contexto em que ele aparece. Jesus disse isso aos seus irmãos, quando eles o chamava para ir à Judéia participar de uma festividade dos judeus. Diz a palavra em João 7:1-3 "depois disto Jesus andava pela Galiléia, e já não queria andar pela Judéia, pois os judeus procuravam matá-lo. E estava próxima a festa dos judeus, a dos tabernáculos. Disseram-lhe, pois, seus ir-mãos: Sai daqui, e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes."

Os irmãos de Jesus queriam que ele fosse para a festa, para ali mostrar as suas obras. E eles justificavam-se dizendo "Porque não há ninguém que procure ser conhecido que faça coisa alguma em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo." Jo 7:4. Porém, eles mesmos não criam em Jesus, como nos revela o versículo 5. Diante desta situação, Jesus diz "Ainda não é chegado o meu tempo, mas o vosso está sempre pronto."

Alanisando estas palavras, encaixadas no contexto, entendemos que Jesus estava dizendo aos seus irmãos que ele não podia ir as festividades de Judéia, pois lá ele estava sendo procurado para o matarem, sendo ainda não era o tempo de isso acontecer. E disse aos seus irmãos que eles estavam prontos para ir, como sempre estariam, já que não estavam sendo procurados e não haveria problema nenhum que eles fossem vistos pelos judeus. Porém, num primeiro momento, eu me atentei para um ponto específico.

Jesus nos disse que ainda não era seu tempo. E ele disse isso, porque ele sabia que havia um tempo determinado para todas as coisas. Como a palavra nos diz em eclesiastes 3:1 "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." Ele sentiu, num primeiro momento, que não seria apropriado para ele se expor em meio a pessoas que, certamente, queriam matá-lo. Então ele decidiu não ir.

O que me chamou a atenção enquanto eu fui lendo essa passagem foi que Jesus sabia exatamente o tempo de agir em todas as situações e momentos, e isso vem da sensibilidade com Deus. Para sabermos o momento de esperar, avançar, ou voltar precisamos de sensibilidade com Deus, pois para tudo o Senhor tem um tempo certo, a cabe a nós seguirmos. Sabemos que se pergurtarmos a Ele o que fazer, Ele nos direcionará, como foi com Jesus.

E o mais tremendo, é que depois a palavra nos diz que ele foi à celebração, e pregou a palavra de Deus. "Mas, quando seus irmãos já tinham subido à festa, então subiu ele também, não manifestamente, mas como em oculto." João 7:10. Jesus foi sensível a direção do espírito no momento de agir com cautela, pois ele sabia que se arriscava se expondo as pessoas, e no momento de agir com ousadia, assumindo os riscos, pois sabia que o próposito para ele estar ali era de ir ao templo, e ensinar a palavra de Deus aos judeus, como diz João 7:14 "Mas, no meio da festa subiu Jesus ao templo, e ensinava."

Para concluirmos, podemos ver que para tudo há um propósito de Deus quando se anda sensível ao guiar do espírito. Ainda que fosse arriscado, Jesus foi mesmo assim ter com os judeus no templo, pois havia o propósito da palavra ser ensinada. Eu não sei qual o propósito de Deus pra tua vida, mas creio que o que Ele quer é que você busque essa sensibilidade, para que você seja conduzido por Ele, nos caminhos retos e no tempo certo. Deus quer te dizer quando você deve esperar, quando você deve agir, quando você deve voltar e consertar o que você errou. Deus quer te guiar com a sua destra fiel. Busque isso, e desfrute do que é viver em sensibiliade de espírito!

Glórias a Deus, sempre!!
Graça e Paz

Um comentário:

  1. Está palavra me ajudou bastante, obrigada e que Deus continue te usando como vaso de honra do SENHOR JESUS

    ResponderExcluir