quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Andando Sobre as águas.



Hoje a palavra está em Mateus 14:29 e diz "E Ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus."
Que essa palavra edifique e transforme corações.

Eu senti no meu coração de falar a respeito deste tema, porque outro dia estava conversando com a minha mãe sobre algumas coisas espirituais e acabei falando dessa passagem, e fazendo uma analogia que nunca tinha feito antes. Achei tão edificante da parte do Senhor, que resolvi compartilhar. Pois bem, estou aqui para dizer que o Senhor nosso Deus, nos faz andar sobre as águas!

Primeiramente, vamos analisar este versículo por partes, e depois ver no contexto. Ele começa dizendo "E Ele(Jesus) disse: Vem." Quando às vezes passamos por situações tão difícies e complexas que nos sentimos parlizados, Deus sempre dirá a nós "Não temas, Avança, Vem!". Este é um convite da parte de Deus que nós temos sempre que aceitar. Nunca podemos nos sentir acoados com nenhuma situação sequer, e esquecermos que o nosso Deus nos faz superar todas as coisas. Qual é o teu problema? O que você está vivendo que pode estar te fazendo temer? Quais são as águas bravias pelas quais você está passando? Jesus diz, VEM! Vai em frente, porque o que te faz vencer é a fé que está dentro de você (1 João 5:4).

Agora vamos falar da atitude de Pedro. A palavra nos diz que ele desceu do barco e foi ter com o Senhor. Disso, podemos tirar uma grande atitude de fé. Pedro, confiava no seu Deus, e sabia que Ele podia fazê-lo andar sobre as águas. Mas vamos novamente a fé, pois a palavra continua dizendo: "Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e começou a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me" Mt 14:30. Nesse contexto vemos que quando Pedro estava andando sobre as águas, ele temeu, e por isso afundou. Mas o que causou isso? Por um momento, ainda que pequeno, a falta de fé de Pedro. Se ele tivesse confiado em Jesus, de todo o seu coração, jamais teria afundado. E podemos tirar dai também a questão do foco. Para onde Pedro estava olhando? Não temos esta informação nas escrituras, mas podemos imaginar que provavelmente para baixo, ao redor, para todo ou qualquer lugar, menos pra Jesus. Metaforicamente falando, pois quando os nossos olhos estão postos no Senhor, ainda que o mar esteja bravio com ventos contrários como estava naquele momento, nós nem enxergamos os problemas, porque conseguimos ver com os olhos do Senhor. E para o Senhor, somos mais que vencedores, pois Ele mesmo nos deu a fé que vence todas as coisas.

Ainda neste exemplo, vemos que Pedro quando temeu, clamou a Jesus. Isso também é muito importante, porque Deus quer que clamemos. Deus entende tudo que passamos, e se é que alguma coisa não está dando certo, e isso está nos trazendo aflição, nós temos que clamar! É na oração do justo que o Senhor inclina seus ouvidos e atende suas súplicas. "E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o e disse-lhe: Homem de pequena fé, por que duvidaste? E quando subiram para o barco, acalmou o vento." Mt 14:31-32. Nesta passagem, Pedro leva uma repreensão do Senhor. Ele disse "homem de pequena fé". De fato, Pedro não confiou no Senhor totalmente. E imaginamos que deveria ter sido muito ruim ouvir do filho de Deus "homem de pequena fé". Mas graças a Deus, nós não temos uma fé pequena. Porque sabemos que Deus nos deu a fé de Cristo, em boa medida para todos (Romanos 12:3). Por isso, seja qual for a situação, a nossa fé nos sustenta para que superemos todas as dificuldades! É importante também atentarmos para o que o Senhor fez "estendendo a mão, segurou-o", Deus sempre nos estenderá a mão. Ainda que as águas venham como tempestades em meio ao mar, Deus sempre nos trará a tona pra respirar, e nós fará andar sobre as águas!

Quando o Senhor, nosso Deus, nos livra de alguma circunstância controversa, habita em nossos corações uma alegria e uma certeza tão grande de sabemos que podemos confiar no Senhor e contar com Ele para tudo. E creio que foi esse sentimento que tiveram os discípulos no versículo 33 "Então, aproximando-se os que estavam no barco e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o filho de Deus." Glórias ao Senhor, porque de fato Ele é o nosso Deus, aquele que nos faz vencer.

Deus é fiel irmãos, e suas palavras jamais haverão de passar. Por isso, confie nEle, com todas as tuas forças, creia que o tempo que estás esperando alguma coisa, quem sabe uma promessa, Ele está trabalhando na sua vida para que você reine, e desfruta da plenitude da benção dEle. Tem um versículo que eu amo, porque foi Deus me trouxe a memória quando estava passando por uma situação adversa "Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti." Isaías 43:2. Essa palavra é tremenda, pois Deus está dizendo "Não temas filho meu, Eu me importo contigo, Eu te amo, Eu jamais vou deixar que você se afogue. Ainda que esteja difícil, Eu te dou forças para suportar. Sou Eu quem sustento a sua fé. Vem, avança que Eu garanto a sua vitória!" Obrigada Jesus, por ser tão maravilhoso conosco, por nos fazer sempre por cima e nunca por baixo (Dt 28:13), por nos fazer reinar em terra e superar, na força do Senhor, qualquer coisa.

E para finalizar com os lindos salmos de Davi, quero dizer que quando Deus nos tira da tempestade, Ele nos traz para um lugar de descanso. Diz em Salmos 23:2 "Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.". Jesus te guia em águas mansas e tranquilas e em pastos verdejantes. Só Ele te conduz sobre as águas e só Ele pode te sustentar para que elas não te façam afundar. Por isso, faça a tua parte, avança no nome do Senhor dos Exercitos, e crê somente que a tua vitória é certa! ;)'

Amém. Obrigada Jesus por mais uma postagem.
Que a Graça e a Paz do Senhor seja com vocês.
Abraços.

Um comentário:

  1. Valeu Gaabih, eu tenho tido tantas vitórias nos ultimos anos, mas td que conquistei, ultrapassei obstaculos que jamais havia pensado que chegaria lá, mas foi justamente o que aconteceu comigo, o senhor me guiou, me amparou e me levou a grandes vitórias, Deus seja louvado.

    ResponderExcluir